Pintura inédita de Dante com barba é encontrada na Itália

Pintura retrata Dante Alighieri com barba (foto: ANSA)
19:14, 25 MarORVIETO ZCC

(ANSA) - Uma pintura inédita que retrata o poeta fundador da língua italiana moderna, Dante Alighieri (1265-1321), com barba no rosto foi encontrada no gabinete do prefeito de Orvieto, na região da Úmbria.

O quadro retrata o artista italiano de uma forma completamente diferente da iconografia oficial e "passou despercebido" durante décadas, talvez séculos, sendo localizado pela prefeita Roberta Tardani, na quarta-feira (24), véspera da data em que se celebra o "Dantedì".

"Estamos perante um quadro misterioso que, de acordo com as primeiras pesquisas, poderia ser datado entre 1500 e 1600", explicou Daniele Di Loreto, presidente da Fundação Museu "Claudio Faina".

Até o momento, o autor da pintura é desconhecido, mas acredita-se que ele tenha se inspirado no pintor florentino Cristofano di Papi dell'Altissimo, segundo uma avaliação inicial feita por alguns historiadores da arte.

"O que parece certo é que a representação parece inspirar-se na descrição detalhada que Giovanni Boccaccio faz do rosto de Dante Alighieri no 'Trattatello in laude di Dante', escrito entre 1351 e 1355", acrescenta Di Loreto.

No manuscrito, Boccaccio descreve Dante com rosto longo, nariz aquilino, olhos realmente grandes como pecíolos, mandíbulas grandes, além de cabelo e barba grossos, pretos e crespos e uma feição melancólica e pensativa.

"É exatamente como estava retratado no quadro encontrado. Talvez estejamos diante de uma obra-prima e não a conhecíamos", anuncia Tardani, que diz estar "animada" por ter a obra ao seu lado em seu gabinete.

Segundo a prefeita de Orvieto, especialistas ainda farão uma avaliação no quadro para verificar se a barba foi acrescentada posteriormente.

Além disso, Tardani revelou que colocará o desenho no centro de uma exposição que será organizada após o verão europeu, a partir de 14 de setembro. "Uma pintura fascinante que gostaríamos de partilhar com Orvieto e, se a pandemia permitir, com os turistas que chegam todos os anos à nossa cidade", concluiu. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA