Site reúne eventos no Brasil em homenagem a Dante Alighieri

Iniciativa é do Consulado-Geral da Itália em São Paulo e do IIC

Celebração em homenagem a Dante Alighieri em Florença, em foto de arquivo
Celebração em homenagem a Dante Alighieri em Florença, em foto de arquivo (foto: ANSA)
12:46, 25 MarSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - O Consulado-Geral da Itália em São Paulo e o Instituto Italiano de Cultura lançaram um site para divulgar os eventos no Brasil e no mundo que fazem parte do calendário pelos 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri (1265-1321).

A plataforma se chama "O amor que move o mundo", em referência ao último verso da "Divina Comédia", obra-prima do sumo poeta, que diz "o amor que move o Sol e as outras estrelas".

Na página, os leitores de Dante podem conferir o extenso calendário de eventos em homenagem ao poeta e criações artísticas inspiradas em sua obra. Isso inclui um filme chamado "O céu sobre Kibera", que recriou a "Divina Comédia" em uma enorme comunidade de Nairóbi, no Quênia, com participação de mais de 150 crianças e adolescentes.

O filme está disponível a partir desta quinta-feira (25), data em que a Itália celebra o "Dantedì" ("Dia de Dante"), e fica em cartaz até as 9h de 28 de março, com legendas em português.

"O intuito da plataforma é agregar interesse de paulistas e brasileiros sobre a figura do pai da literatura italiana. A obra de Dante, apesar dos 700 anos de vida, continua atual, tanto no esboço do ânimo humano como na descrição da vida pública e política", diz um comunicado do Consulado-Geral em São Paulo e do Instituto Italiano de Cultura.

A plataforma será atualizada ao longo do ano, culminando na Semana da Língua Italiana no Mundo, em outubro. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA