Illycaffè recebe certificação por desempenho social e ambiental

Esta é a 1ª vez que uma empresa italiana de café é reconhecida

Illycaffè recebe certificação por desempenho sustentável
Illycaffè recebe certificação por desempenho sustentável (foto: Divulgação)
21:26, 14 AbrSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - A illycaffè tornou-se a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a receber a certificação B Corporation, reconhecimento concedido a todas as companhias que atingem os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.

As empresas certificadas pela B-Corp têm como objetivo operar para otimizar seu impacto positivo sobre os funcionários, suas comunidades e o meio ambiente.

Em 2019, a illycaffè já havia reforçado seu compromisso como uma stakeholder company, adotando o status de Empresa Benefit e integrando em seu estatuto social o compromisso de atuar de forma sustentável em relação às comunidades com as quais se relaciona.

Entre as iniciativas de sustentabilidade social e ambiental da companhia italiana se inclui um sistema de relações diretas com os cafeicultores, que é baseado em quatro pilares: selecionar e trabalhar com os melhores produtores de café Arábica, transferir conhecimentos aos cafeicultores para alcançar um plantio de qualidade e em respeito ao meio ambiente, recompensá-los pela qualidade pagando preços superiores à média do mercado e criar uma comunidade de produtores que se reúnem virtualmente no Circolo illy.

"Trabalhamos todos os dias para implementar os princípios e conciliar a economia com a ética. Lançamos o procedimento de certificação B Corp para reforçar nosso compromisso em continuar gerando um impacto positivo na sociedade e no planeta, unindo-nos a uma rede de empresas que, como nós, promovem modelos de negócios baseados numa estratégia de criação de valor sustentável em longo prazo", explica Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.

Até agora, das 100 mil empresas avaliadas, apenas 3% atenderam aos critérios de excelência definidos pelo B Lab, entidade certificadora internacional.

Para Eric Ezechieli, cofundador da Nativa, que apoia empresas em sua evolução rumo a um paradigma econômico regenerativo e sustentável, todas as companhias devem necessariamente seguir nessa direção, incluindo o setor cafeeiro. "Acreditamos que o sucesso da illy irá inspirar muitas outras, na Itália e no mundo, a acelerar neste caminho", finaliza. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA