Mostra sobre 'Arte Italiana na Pandemia' será inaugurada em 29/5

Exposição inédita será realizada na MAC USP até 22 de agosto

Obra de Alberto Di Fabio estará entre as peças expostas no MAC USP (foto: Divulgação/MAC USP)
10:00, 29 MaiSÃO PAULO ZGT

(ANSA) - O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) abre ao público neste sábado (29) a exposição inédita "Além de 2020. Arte italiana na pandemia", que fica em cartaz até 22 de agosto.

Segundo a instituição, "o projeto visa dar voz a uma arte que nunca parou e encontrou nova vida na pandemia" de Covid-19.

"Com novas formas de expressão e reação às mudanças, o mundo da arte identificou a emergência sanitária como uma oportunidade de reflexão, inspiração, colaboração e humanidade. Em todo o mundo, durante a pandemia, houve de fato muitos artistas que sentiram um forte apelo e quiseram dar o seu apoio às comunidades mais afetadas, leiloando suas obras ou doando-as para angariar fundos que pudessem fornecer suporte econômico às mais diversas situações de emergência", informam os organizadores em nota.

A mostra reúne cerca de 40 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e histórias em quadrinhos. O evento é organizado por Arthemisia, com a curadoria de Teresa Emanuele e Nicolas Ballario, e conta com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e do Instituto Italiano de Cultura da capital paulista (IIC-SP).

"Trazer a São Paulo a produção artística italiana de 2020 tem um grande valor. Essa mostra é o testemunho do desejo comum de dar vazão à esperança, demonstrando ter a capacidade de recomeçar também das dificuldades. Quisemos fortemente esse projeto, não queríamos deixar faltar a arte italiana ao lado dos novos investimentos, que continuam crescendo", disse à ANSA o cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa.

Entre os artistas da exibição estão Paolo Icaro, Danilo Bucchi, Alberto Di Fabio, Paolo Ventura, Maurizio Savini, Tvboy, Mimmo Jodice, Matteo Basilé, Riccardo Beretta, Maurizio Cannavacciuolo, Tommaso Cascella, Bruno Ceccobelli, Aron Demetz, Gianni Dessí, Giuseppe Gallo, Emilio Leofreddi, Giovanni Ozzola, Benedetto Pietromarchi, Cristiano Pintaldi, Francesca Romana Pinzari, Davide Quayola, Rebor, Pietro Ruffo, Fabrizio Spucches, Marco Tirelli, Gian Maria Tosatti, Massimo Vitali e Abel Zeltman.

A entrada para a mostra é gratuita, mas é necessário realizar o agendamento pelo site sympla.com.br/visitamacusp.

Serviço:

Exposição "Para Além de 2020. Arte Italiana na Pandemia"

Data: 29/5 a 22/8

Horário: Terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas

Local: MAC USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera - São Paulo/SP)

Entrada: Gratuita mediante agendamento no site sympla.com.br/visitamacusp (ANSA)  

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA