Vidros de Murano viram brinquedos em mostra em Veneza

Peças incluem carrossel, dinossauros e robô repletos de cores

Mostra em Veneza vai apresentar brinquedos em vidro Murano (foto: Ansa)
13:38, 03 SetVENEZA ZGT

(ANSA) - O Museu do Vidro de Murano, em Veneza, na Itália, apresentará uma nova mostra que une uma das mais tradicionais técnicas de produção de vidro do mundo com os brinquedos de infância - desde os mais tradicionais até obras gigantes.

O Murano Glass Toys ficará aberto ao público entre 4 de setembro e 3 de outubro e promete levar os visitantes em uma viagem que tem o objeto de "revolucionar" a percepção comum do vidro em 13 enormes jogos. Veja vídeo com imagens da mostra.

Entre os destaques, estão um carrossel multicolorido, um foguete de dois metros de altura e uma pista para carrinhos com 37 metros de comprimento. Além disso, há um dinossauro, um palhaço, o jogo de amarelinha e um robô com efeito metálico. Todas as peças foram feitas por artistas locais.

A mostra tem a curadoria do arquiteto Matteo Salverio, com a colaboração para interação das obras do artista visual Martin Romeo. A ideia é fazer da área, no interior da Sala Brandolini, um verdadeiro salão de jogos, já que em praticamente todas as obras será possível jogar. Há sensores de toque, proximidade ou movimento que movimentam as peças de cada uma.

"Na Murano Glass Toys, o visitante poderá interagir com as obras graças a esses sensores e é algo que você não espera em um museu de vidros. Com essa mostra, nós derrubamos as regras e as convicções, levando os vidros de Murano em um nível de uso nunca visto antes - e talvez nunca imaginado", destaca o presidente do Consórcio Promovetro, Luciano Gambaro.

Gambaro ainda afirma que a exposição quer "encantar um grupo específico de visitantes, o das crianças e dos adolescentes, que até hoje nunca foi envolvido nos vidros de Murano; e também fazer reviver em um público maduro a leveza da juventude". (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA