Morre 'Nonna Peppina', símbolo das vítimas de terremoto na Itália

Morre 'Nonna Peppina', símbolo das vítimas de terremoto na Itália
Morre 'Nonna Peppina', símbolo das vítimas de terremoto na Itália (foto: ANSA)
18:25, 19 NovROMA ZCC

(ANSA) - A italiana Giuseppa Fattori, conhecida como "Nonna Peppina" e símbolo da resistência das vítimas do terremoto de 2016, faleceu nesta sexta-feira (19) aos 98 anos.

A idosa, que completaria 99 anos no próximo dia 26 de novembro, faleceu após cair há alguns dias em sua residência, segundo a imprensa italiana.

Em fevereiro passado, ela chegou a ser condecorada pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, como Comandante da Ordem do Mérito da República, que reconhece a defesa dos valores sociais.

"Nonna Peppina" ficou famosa e tornou-se um dos símbolos dos terremotos que abalaram o centro da Itália em 2016, sendo o mais grave registrado em 24 de agosto em Amatrice, no qual 299 pessoas morreram.

Na época, a italiana continuou morando em um pequeno chalé de madeira construído sobre as ruínas de sua casa em San Martino di Fiastra, em Macerata. Em setembro de 2017, ela foi despejada após ter sido denunciada por construir sem autorização.

Isto, no entanto, levou a uma batalha burocrática para continuar a viver na casa, na qual contou com a ajuda das filhas, até conseguir regularizar a construção pela lei "Salva Peppina".

Antes de morrer, a idosa conseguiu ver o início da reconstrução de sua antiga casa, que seu falecido marido construiu e na qual viveram por 75 anos juntos. As obras estão sendo realizadas desde dezembro passado. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA