Ao menos 12 pessoas morreram na Flórida, nos Estados Unidos, após a chegada do furacão Milton, apelidado de "o pior ciclone do século", na última quarta-feira (9).
A tempestade também deixou mais de 3 milhões de moradores do estado sem energia elétrica, situação que pode permanecer pelos próximos dias.
O xerife do condado de St. Lucie, Keith Pearson, disse à NBC que as vítimas estavam em Spanish Lakes Country Club, uma comunidade de idosos próxima a Fort Pierce, na costa leste do estado.
O furacão, antes de chegar à Flórida na categoria 3, causou ao menos sete tornados. Apesar de já ter sido rebaixado para a categoria 1, Milton ainda cria ventos com mais de 135 quilômetros por hora.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desde o início da semana emitiu alertas à população sobre os perigos do fenômeno, o qual definiu como "o pior furacão do século" , criticou a difusão de informações supostamente falsas sobre a tempestade feitas pelo ex-mandatário Donald Trump. "Ele pode levantar hipóteses, mas isso é antiamericano", comentou.
Trump, atual candidato republicano à Casa Branca, acusa o governo de não ter recursos suficientes para as vítimas do furacão por destinar a verba para imigrantes.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA