(ANSA) - O jovem palestino Mahammed Imad Jawabra, 21 anos, morreu nesta terça-feira (11) em decorrência das lesões causadas por tiros disparados pelo Exército israelense ontem (10). A confusão ocorreu no campo de refugiados de Aroub, no norte de Hebron, segundo a agência de notícias Maan.
A nova escalada de violência recebeu duras críticas do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. "O Hamas tem responsabilidade nos recentes ataques, de atrasar a reconstrução de Gaza e de destruir a unidade nacional", disse o presidente na cerimônia que lembra os 10 anos da morte de Yasser Arafat.
Ele continuou criticando a postura dos extremistas do Hamas, que fazem parte do governo palestino, questionado o porque deles terem "colocado aquelas bombas?". De acordo com Abbas, isso mostra que "eles não querem a unidade".
Abbas também criticou o grupo pela morte dos três jovens israelenses em junho deste ano, que causou uma guerra entre palestinos e o Exército de Israel. "Aquilo foi inteligente? Aquilo minou a unidade nacional palestina" e ainda teve como consequência "a destruição de Gaza", bradou o presidente.
Já a alta representante da União Europeia para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, disse estar "muito triste e preocupada pela escalada de violência no Oriente Médio".
Há duas semanas, incidentes isolados de ambos os lados estão elevando a tensão entre os palestinos e os israelenses. O medo da comunidade internacional é que um novo conflito em Gaza ocorra. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA