(ANSA) - Um novo sistema de controle para os cidadãos de países que não precisam de visto para entrar na União Europeia, como o Brasil, será anunciado nesta quarta-feira, dia 14, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker.
A proposta seria a do European Travel Information Authorization System (Etias, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), mecanismo que vem sendo discutido nos últimos meses pelos ministros do Interior de países das UE.
Pelas informações que se têm até o momento sobre o sistema, ele será semelhante ao Eletronic System for Travel Authorization (Etas, Sistema Eletrônico para Autorização de Viagens), um tipo de pré-verificação online dos turistas criada pelo governo norte-americano que tem que ser preenchida, enviada e aprovada antes que a viagem aos Estados Unidos aconteça.
Assim, se o Etias for parecido com este mecanismo, os visitantes de países fora da área de Schengen, formada por 26 nações europeias, terão que preencher uma ficha online com suas informações pessoais e responder algumas perguntas em um questionário.
Além disso, como no Etas, o sistema também deverá ser acompanhado por uma taxa para que os visitantes possam entrar na União Europeia que, de acordo com estimativas anteriores seria de 50 euros por pessoa.
O sistema é um instrumento para fortalecer ainda mais o controle das fronteiras nacionais durante a pior crise migratória da região desde a Segunda Guerra Mundial e de ser uma arma no combate ao terrorismo, que vem assolando o continente com os recentes ataques à França, Bélgica e Alemanha. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA