Trump anuncia plano para atrair imigrantes qualificados

Presidente quer revisar sistema de concessão do 'green card'

Donald Trump apresenta plano para imigração nos EUA
Donald Trump apresenta plano para imigração nos EUA (foto: EPA)
15:37, 17 MaiWASHINGTON ZLR

(ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (16) um plano para incentivar a imigração de mão de obra qualificada e revisar o sistema de concessão do "green card", a autorização para residência permanente no país.

Segundo Trump, que apresentou o projeto durante discurso nos jardins da Casa Branca, o plano será "admirado no mundo inteiro".

Um dos pilares é a substituição do "green card" por um visto permanente chamado "Build America" ("Construir a América", em tradução livre), que privilegiará imigrantes com qualificação profissional, capacidade financeira para se manter nos EUA e ideias para criar postos de trabalho.

"Os imigrantes também terão de aprender inglês e passar por um teste de educação cívica antes de obter a aprovação", declarou Trump. Seu objetivo é aumentar a proporção de imigrantes "altamente qualificados" de "12% para 57%". "Isso nos tornará mais competitivos", afirmou.

O presidente também quer acelerar a análise de pedidos de refúgio e a construção do muro na fronteira com o México. "É um projeto de bom senso e que ajudará os cidadãos e os imigrantes que querem ser bem sucedidos no sonho americano", declarou. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA