Tunísia vai às urnas neste domingo eleger novo presidente

País é um dos únicos onde Primavera Árabe deu resultados

Tunísia vai às urnas neste domingo eleger novo presidente
Tunísia vai às urnas neste domingo eleger novo presidente (foto: EPA)
09:40, 15 SetROMA ZBF

(ANSA) - A Tunísia vai às urnas neste domingo (15) eleger um sucessor para o presidente Beji Caid Essebsi, morto aos 92 anos no último dia 25 de julho. É a segunda vez que os tunisianos escolhem democraticamente seus representantes desde a Primavera Árabe de 2011.

Ao todo, 26 candidatos concorrem ao posto, como o primeiro-ministro Youssef Chahed; o ministro da Defesa, Abdelkarim Zbidi; o ex-presidente Moncef Marzouki; o expoente do partido islâmico Ennahda Abdelfattah Mourou; e uma das duas mulheres na disputa, Abir Moussi, apoiadora confessa do ditador Ben Ali. No entanto, as pesquisas de intenção de voto indicam como favorito o magnata da mídia Nabil Karoui.
   

Na Tunísia, o presidente detém o poder em assuntos como política externa, defesa e segurança nacional. Outras questões são gerenciadas pelo Parlamento, que será renovado no próximo dia 6 de outubro.

O novo chefe de Estado da Tunísia pelos próximos cinco anos terá uma série de desafios pela frente, como a retomada econômica e a redução do desemprego. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA