Obama declara apoio a Biden em eleições presidenciais

Ex-vice-presidente enfrentará Trump na disputa pela Casa Branca

Barack Obama e Joe Biden durante campanha eleitoral em 2012
Barack Obama e Joe Biden durante campanha eleitoral em 2012 (foto: EPA)
08:53, 15 AbrWASHINGTON ZCC

(ANSA) - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou nesta terça-feira (14) seu apoio ao candidato democrata Joe Biden, que enfrentará Donald Trump na disputa pela Casa Branca em novembro deste ano.

"Joe Biden tem experiência para nos guiar em um dos momentos mais sombrios. Ele sabe trabalhar com aliados", afirmou Obama, em um vídeo publicado nas redes sociais.

No início da gravação de 12 minutos, o ex-líder americano disse que o mundo vive tempos anormais e a pandemia do novo coronavírus é algo que não se presenciou em um século.

"Se há algo que aprendemos como um país em momentos de grandes crises é que o espírito de cuidar um do outro precisa estar refletido no nosso governo", disse Obama, fazendo uma referência a Biden.

O posicionamento de Obama é um impulso para seu ex-vice-presidente e chega depois que o senador Bernie Sanders formalizou seu apoio ao democrata. "Escolher Joe como meu substituto foi uma das melhores escolhas que já fiz e ele se tornou um amigo íntimo", ressaltou.

O antecessor de Trump ainda disse que o candidato democrata "tem todas as qualidades" que o país precisa em um presidente agora e criticou os rivais republicanos.

"O outro lado tem uma rede de propaganda que não se importa com a verdade. Essa crise nos lembrou que os governos importam, que fatos e ciência importam, que as leis importam", continuou Obama.

Joe Biden, de 77 anos, deve ser indicado oficialmente como o representante do Partido Democrata nas eleições durante convenção da legenda, no próximo dia 17 de agosto. "Agora é a hora de lutar pelo que acreditamos", finalizou Obama. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA