Espanha revisa números e informa quase 2 mil mortes por Covid a menos

É a segunda alteração na forma de contagem dos dados da Covid

Espanha está em processo de reabertura após controle da pandemia do novo coronavírus
Espanha está em processo de reabertura após controle da pandemia do novo coronavírus (foto: EPA)
17:28, 25 MaiMADRI ZGT

(ANSA) - O Ministério da Saúde da Espanha revisou para baixo os números de vítimas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país nesta segunda-feira (25). De acordo com os novos dados do governo, há 26.834 óbitos pela doença - 1.918 a menos do que a informação divulgada neste domingo (24).

A maior parte da diferença está na Catalunha - com 1.126 óbitos a menos - seguida por Madri (-291) e Castilla la Mancha (-152). Em coletiva de imprensa, o diretor do Centro de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, reconheceu que a diferença é "muito grande" e que foi aberta uma investigação para verificar o que aconteceu.

No entanto, Simón disse que os erros nos dados podem ter sido cometidos por pessoas terem sido contabilizadas mais de uma vez entre as vítimas ou ainda porque o exame da Covid-19 não foi realizado - tendo sido uma morte apenas "suspeita" pela doença.

Essa é a segunda mudança na contagem dos infectados pelo novo coronavírus, sendo que no dia 11 desse mês, houve a primeira mudança de protocolo. Agora, o governo informa apenas as mortes dos últimos sete dias e não mais as diárias. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA