(ANSA) - De olho nas férias de verão no Hemisfério Norte, diversos países da União Europeia reabriram suas fronteiras para outros Estados-membros do bloco nesta segunda-feira (15), dando um novo impulso ao setor de turismo.
A Itália, um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, já permite a entrada de turistas do Espaço Schengen desde 3 de junho e agora ganhou a companhia de países como Alemanha, Bélgica, Croácia, França e Polônia.
Outros países reabriram as fronteiras comunitárias, porém com algumas restrições: italianos, por exemplo, só poderão entrar na Áustria a partir desta terça-feira (16) e terão de cumprir quarentena de 14 dias no Reino Unido.
A Espanha, por sua vez, manterá a restrição para os países do Espaço Schengen até 21 de junho, com exceção de Portugal, onde o bloqueio ficará em vigor até o fim do mês.
Para facilitar a vida dos cidadãos europeus, a UE lançou o portal reopen.europa.eu, que reúne informações sobre as fronteiras comunitárias que já foram reabertas. O site está disponível em 24 idiomas e cobre os 27 países do bloco, excluindo Reino Unido e Estados-membros extracomunitários do Espaço Schengen, como Suíça e Noruega.
O portal também apresenta informações sobre regras de distanciamento físico e para o uso de dispositivos de proteção vigentes em cada país. Já as fronteiras externas da UE devem começar a ser gradualmente reabertas apenas em julho. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA