Alemanha bane grupo neonazista ativo nas redes sociais

"Extremismo de direita não tem mais lugar", disse ministério

Manifestação neonazista em Dresden, Alemanha, em fevereiro de 2020
Manifestação neonazista em Dresden, Alemanha, em fevereiro de 2020 (foto: EPA)
08:55, 23 JunBERLIM ZLR

(ANSA) - O Ministério do Interior da Alemanha anunciou nesta terça-feira (23) o banimento de um pequeno grupo neonazista chamado "Nordadler" (Águia do Norte"), ativo principalmente nas redes sociais.

Segundo o porta-voz da pasta, Steve Alter, foram realizadas "medidas policiais" contra a organização em quatro estados do país: Baixa Saxônia, Brandemburgo, Renânia do Norte-Vestfália e Saxônia.

"O extremismo de direita e o antissemitismo não têm mais lugar na internet", escreveu Alter no Twitter. O Nordadler já é o terceiro grupo neonazista banido na Alemanha apenas em 2020 e usa símbolos para expressar nostalgia pelo Terceiro Reich de Adolf Hitler.

A organização planejava estabelecer uma comunidade neonazista no interior do país e apoiou o terrorista de extrema direita Stephan Ballier, autor de um ataque que matou duas pessoas perto de uma sinagoga de Halle, em outubro passado.

De acordo com o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, o radicalismo de extrema direita é "a maior ameaça à segurança" do país. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA