UE prepara lista de países para reabertura de fronteiras

Presidência croata apresentou relação com 25 nações 'vetadas'

Movimentação no Aeroporto de Zaventem, na Bélgica
Movimentação no Aeroporto de Zaventem, na Bélgica (foto: AFP)
16:22, 24 JunBRUXELAS ZLR

(ANSA) - Os embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia em Bruxelas realizaram nesta quarta-feira (24) a primeira reunião para discutir a reabertura gradual das fronteiras externas do bloco, prevista para iniciar em 1º de julho.

Segundo fontes europeias, a presidência rotativa da UE, exercida pela Croácia, apresentou uma lista de 25 países para os quais as restrições de viagem podem continuar em vigor a partir do mês que vem.

Os embaixadores, no entanto, concordaram em adotar uma postura prudente, uma vez que são necessários aprofundamentos sobre a situação epidemiológica dessas nações. Não se exclui que nos próximos dias seja apresentada uma nova lista, desta vez com 12 a 15 países.

De acordo com uma relação preliminar veiculada pelo jornal americano The New York Times, Estados Unidos, Brasil e Rússia, os três países com mais casos do novo coronavírus, estariam entre aqueles que continuarão com restrições depois de 1º de julho, mas a UE não confirma.

Os embaixadores dos 27 Estados-membros defendem a aplicação de critérios objetivos e científicos para determinar para quais países a União Europeia pode derrubar as restrições de viagem.

A reunião ocorreu no âmbito do Coreper, o comitê dos representantes diplomáticos de todos os Estados-membros da UE. O órgão não tem poder decisório, mas seus relatórios servem de base para o Conselho Europeu, principal instância política do bloco.

Durante o encontro, os embaixadores também destacaram que as atualizações sobre as fronteiras externas devem ser semanais, dada a fluidez da pandemia. Os representantes voltarão a se encontrar na próxima sexta-feira (26). (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA