(ANSA) - A vencedora do Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Alexievich, foi interrogada nesta quarta-feira (26) por um comitê criado pelo governo do presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, para investigar a oposição.
A escritora foi à sede da comissão de inquérito, em Minsk, mas disse que permaneceu em silêncio no interrogatório. "Exercitei meu direito de não testemunhar contra mim mesma e não assinei um documento que me obrigava a não revelar informações. Não acho que estejamos fazendo nada de ilegal", disse Alexievich.
A ganhadora do Nobel participa de um conselho de coordenação da oposição que é acusado por Lukashenko, no poder desde 1994, de organizar um golpe. O presidente é alvo de protestos desde sua contestada vitória nas eleições de 9 de agosto, cujo resultado não é reconhecido pela União Europeia.
"Agora Lukashenko fala somente com Putin, ele precisa começar a falar com o povo", declarou Alexievich antes do interrogatório.
A escritora é autora de livros-reportagem sobre a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética e o desastre de Chernobyl, em obras marcadas por um estilo polifônico que dá voz direta aos personagens das histórias. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA