Banksy financia navio de resgate de migrantes no Mediterrâneo

Embarcação resgatou 89 pessoas recentemente

Navio financiado por Banksy para resgates no mar
Navio financiado por Banksy para resgates no mar (foto: ANSA)
11:59, 28 AgoROMA ZLR

(ANSA) - O misterioso artista de rua britânico Banksy financiou um novo navio para resgate de pessoas no Mediterrâneo, palco de uma crise migratória há quase uma década.

Segundo o jornal The Guardian, a embarcação "Louise Michel", que homenageia uma anarquista francesa do século 19, já está na região e socorreu 89 pessoas recentemente, incluindo 14 mulheres e duas crianças.

De acordo com o diário, o navio aguarda a designação de um "porto seguro" para desembarcar os migrantes e refugiados e navega agora perto da ilha italiana de Lampedusa.

Pintado de rosa e branco, o "Louise Michel" é decorado com grafites de Banksy e conta com uma tripulação de 10 pessoas, incluindo a capitã alemã Pia Klemp.

O artista britânico fez diversas obras para ironizar a hesitação da União Europeia em relação à crise migratória no Mediterrâneo, que virou túmulo de milhares de pessoas ao longo dos últimos anos.

De acordo com o projeto Missing Migrants, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 40 mil deslocados concluíram a travessia do Mediterrâneo em 2020, e outras 514 pessoas morreram ou desapareceram tentando. (ANSA) 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA