Trump é o 11º presidente a não ser reeleito na história dos EUA

Presidente perdeu eleição 2020 para o democrata Joe Biden

Presidente perdeu eleição 2020 para o democrata Joe Biden
Presidente perdeu eleição 2020 para o democrata Joe Biden (foto: EPA)
16:55, 07 NovROMA ZCC

(ANSA) - Após ser superado pelo democrata Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, o republicano Donald Trump também sofre uma derrota moral ao se tornar o 11º presidente americano entre 45 a não ter sido reeleito para um segundo mandato: fato que não acontecia há 28 anos.

O último presidente não reeleito foi George H.W. Bush, também republicano, derrotado por Bill Clinton em 1992.

Antes de "Bush pai" o fato ocorrera a dois outros chefes de Estado consecutivos: ao republicano Gerald Ford, o único dos líderes de "um mandato" a nunca ter sido eleito - nem pela primeira vez -, já que sucedeu Richard Nixon em 1974, após a renúncia devido ao escândalo Watergate; e ao democrata Jimmy Carter, derrotado em 1980 por Ronald Reagan.

Anterior a Ford, é preciso retornar mais de 40 anos para chegar em 1932, quando Herbert Hoover, esmagado pela Grande Depressão (1929-1939), teve que se render a Franklin D. Roosevelt.

Já no início, quando o cargo foi estabelecido em 1789, o primeiro chefe de Estado a não ser reeleito foi John Adams, que havia sido deputado do primeiro presidente, George Washington, e foi eleito seu sucessor, sendo derrotado por Thomas Jefferson em 1800.

Na sequência, John Quincy Adams perdeu para Andrew Jackson em 1828 e depois para Martin Van Buren, que se rendeu a William Henry Harrison em 1840. Mais de 40 anos depois, após a tempestade da Guerra Civil, apareceu Grover Cleveland, que foi derrotado por Benjamin Harrison em 1888.

No entanto, Cleveland é, na verdade, o único na lista a ter sido eleito para um segundo mandato, mas acabou pulando uma sequência de quatro anos, saindo vencedor em 1892.

Por fim, no início do século passado, em 1912, William H. Taft foi derrotado por Woodrow Wilson, o presidente que liderou os Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.

Desta forma, em 100 anos, desde 1920, somente outros quatro presidentes americanos fracassaram em suas campanhas de reeleição: Herbert Hoover, Gerald Ford, Jimmy Carter e George H. W. Bush. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA