UE antecipa análise de vacina da Moderna para 6 de janeiro

data prevista inicialmente era 12 de janeiro de 2021

data prevista inicialmente era 12 de janeiro de 2021
data prevista inicialmente era 12 de janeiro de 2021 (foto: EPA)
17:15, 17 DezBRUXELAS ZCC

(ANSA) - A Agência de medicamentos da União Europeia (EMA) antecipou para 6 de janeiro de 2021 a reunião emergencial que decidirá sobre a aprovação da vacina anti-Covid desenvolvida pelo laboratório Moderna.

De acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (17), a data foi alterada devido "aos progressos realizados". No entanto, caso seja necessário, uma nova reunião ocorrerá no dia 12 de janeiro, data prevista inicialmente.

"Hoje, antes do previsto, a empresa apresentou o último pacote de dados necessário para a avaliação do pedido de autorização. Este pacote contém informações específicas para a fabricação da vacina para o mercado da UE", diz o texto.

A EMA destaca ainda que um diálogo contínuo com a farmacêutica tem permitido que as questões levantadas durante o período de avaliação sejam rapidamente esclarecidos.

"A Comissão marcou uma reunião extraordinária para 6 de janeiro de 2021 para concluir, se possível, sua própria avaliação", finaliza.

A antecipação da reunião chega em meio às pressões na União Europeia para a EMA acelerar a aprovação de um imunizante. No próximo dia 21 de dezembro, inclusive, a agência avaliará a vacina anti-Covid da empresa alemã Biontech e da multinacional americana Pfizer, que já está em uso no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA