Pelosi pede remoção de Trump do cargo de presidente dos EUA

Democrata disse estar pronta para seguir com processo de impeachment

Democrata disse estar pronta para seguir com processo de impeachment
Democrata disse estar pronta para seguir com processo de impeachment (foto: ANSA)
18:20, 07 JanNOVA YORK ZCC

(ANSA) - A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, defendeu nesta quinta-feira (7) que o presidente Donald Trump seja retirado do cargo imediatamente, por meio da 25ª emenda constitucional.

"Ontem, o presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição armada contra a América", afirmou Pelosi. "Os dias que faltam [do mandato de Trump] podem ser um show de horrores para a América", defendeu ela.

O presidente ainda tem mais 13 dias no cargo, já que a posse de Biden está marcada para o próximo dia 20 de janeiro.

A 25ª emenda é acionada pelo vice-presidente- atualmente Mike Pence - e pela maioria dos membros de seu gabinete, quando o então chefe de Estado é considerado incapacitado de liderar a nação. Caso a emenda não seja acionada, Pelosi disse estar disposta a seguir com um processo de impeachment contra o republicano.

A declaração foi dada um dia depois de Trump incentivar seus apoiadores, que invadiram o Congresso dos EUA, em Washington, onde ocorria a certificação da vitória do democrata Joe Biden nas eleições de novembro. O ato foi condenado por diversas autoridades e entidades internacionais, sendo que muitas classificaram o episódio como uma "ataque contra a democracia" da maior potência mundial. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA