Terremoto de 7.7 gera alerta de tsunami no Pacífico

Epicentro do tremor foi cerca de 415 km a leste de Vao

Epicentro foi cerca de 415 km a leste de Vao
Epicentro foi cerca de 415 km a leste de Vao (foto: Divulgação/Instituto Geológico dos Estados Unidos)
14:01, 10 FevSYDNEY ZRS

(ANSA) - Um terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter sacudiu nesta quarta-feira (10) a região da Nova Caledônia e das ilhas Loyauté, na Oceania, segundo informações do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Após o sismo, um alerta de tsunami foi emitido para a área.

De acordo com o USGS, o epicentro do tremor foi cerca de 415 quilômetros a leste de Vao, na Nova Caledônia, e teve profundidade 10 quilômetros.

O sismo pode ter sido sentido muito além do epicentro, como em algumas cidades do Fiji e de Vanuatu.

Nos últimos sede dias, cerca de oito terremotos de magnitude de 3,0 graus ocorreram em um raio de 160 quilômetros na região.

Nova Zelândia 

Em decorrência do alerta de tsunami, a Nova Zelândia emitiu nesta quarta-feira (10) um aviso para a população se afastar da costa do país.

Austrália

O serviço de meteorologia da Austrália confirmou que o terremoto que atingiu a região da Nova Caledônia e das ilhas Loyauté gerou um tsunami.

Em um comunicado, os especialistas alertaram que um tsunami foi "confirmado". Além disso, destacaram que a ilha de Lord Howe, localizada a cerca de 550 quilômetros a leste do continente australiano, está "ameaçada".(ANSA).

   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA