Países europeus retomam vacinação com doses da AstraZeneca

Decisão foi tomada após parecer da EMA sobre reações adversas

Decisão foi tomada após parecer da EMA sobre reações adversas
Decisão foi tomada após parecer da EMA sobre reações adversas (foto: EPA)
20:08, 18 MarROMA ZCC

(ANSA) - Diversos países europeus anunciaram nesta quinta-feira (18) a retomada das campanhas de vacinação com o imunizante desenvolvido pela AstraZeneca, depois que a agência de medicamentos da UE (EMA) declarou que ele é "seguro e eficaz".

Entre as nações que irão voltar a aplicar as doses do medicamento feito em parceria com a Universidade de Oxford estão: Itália, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Bulgária, Eslovênia, entre outros. O Reino Unido, que já se manifestava a favor da manutenção da campanha, enfatizou seu posicionamento.

O governo espanhol, no entanto, reiniciará sua campanha de imunização apenas na próxima quarta-feira (24). Já a Itália volta nesta sexta, a partir das 15h (horário local).

Na França, a expectativa é de que o primeiro-ministro Jean Castex receba uma dose da vacina amanhã, para tentar reforça a confiança da população no fármaco.

Os países europeus haviam suspendido o uso da vacina após relatos de possíveis casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas recém-vacinadas. Contudo, a EMA anunciou que não houve indícios de que o uso da vacina tenha influenciado as reações.

Apesar do parecer do órgão regulador, a Suécia e Noruega, por sua vez, consideram "prematuro" retomar as vacinações e decidiram adiar a decisão por pelo menos uma semana.

"A vacinação com a AstraZeneca permanecerá suspensa até que tenhamos um quadro completo da situação", disse Camila Stoltenberg, diretora do Instituto Norueguês dessaúde Pública, em entrevista coletiva. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA