Boris Johnson recebe 1ª dose de vacina da AstraZeneca

Premiê britânico foi vacinado em hospital em Londres

Primeiro-ministro foi vacinado em Londres
Primeiro-ministro foi vacinado em Londres (foto: EPA)
17:49, 19 MarLONDRES ZCC

(ANSA) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, recebeu nesta sexta-feira (19) a primeira dose da vacina anti-Covid desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.

A imunização do premiê de 56 anos foi possível porque o governo britânico decidiu, nesta semana, estender o programa de vacinação a todos os cidadãos com mais de 50 anos.

"Acabo de receber minha primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca. Agradeço a todos os cientistas incríveis, à equipe do Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) e aos voluntários que permitiram que isso acontecesse", escreveu no Twitter.

O político já havia informado que optaria pela vacina da Universidade de Oxford, pois confiava em sua segurança e eficácia. Sua declaração foi dada depois de diversos países europeus suspenderem temporariamente o uso do fármaco devido ao surgimento de casos graves de coagulação sanguínea em indivíduos recém-vacinados.

Apesar dos relatos, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) confirmou a eficácia do imunizante. Ontem (18), Johnson inclusive encorajou todos os britânicos sobre os benefícios "muito maiores do que os riscos" de todas as vacinas aprovadas, incluindo a da AstraZeneca, nunca suspensa no Reino Unido.

"Receber a vacina é a melhor coisa que pode ser feita para ter nossas vidas de volta, da qual sentimos tanta falta", acrescentou Johnson, que foi imunizado no St. Thomas Hospital de Londres. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA