Boris Johnson confirma reabertura de pubs em 12 de abril

Salões de beleza e lojas também voltarão a funcionar

Medida faz parte de cronograma de afrouxamento de regras anti-Covid (foto: EPA)
15:59, 05 AbrROMA ZLR

(ANSA) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou nesta segunda-feira (5) que pubs e restaurantes poderão reabrir as portas para atendimento ao ar livre a partir de 12 de abril, como parte do cronograma de relaxamento das medidas anti-Covid no país.

"Eu mesmo irei ao pub e, cautelosa, mas irreversivelmente, levarei uma caneca de cerveja aos meus lábios", brincou o premiê. A partir da próxima segunda, também serão reabertos salões de beleza, academias e o comércio varejista não essencial.

"Acredito que essas mudanças são completamente justificáveis pelos dados", acrescentou Johnson. O primeiro-ministro, no entanto, foi mais cauteloso quanto à possibilidade de reabrir as fronteiras para viagens internacionais de lazer.

Ele disse estar esperançoso, mas não quis se comprometer com a data de 17 de maio para a flexibilização. "Não podemos subestimar as dificuldades vistas em alguns dos países de destino", declarou Johnson, sem citar nomes. Atualmente, quem chega do exterior precisa cumprir quarentena de 10 dias em solo britânico.

O Reino Unido é um dos países mais atingidos pela pandemia em todo o mundo, com cerca de 4,4 milhões de casos e pouco mais de 127 mil óbitos, mas registrou no último sábado (3) apenas 10 mortes, menor número para um único dia desde 14 de setembro.

A queda nos números da pandemia no Reino Unido se deve às duras medidas restritivas impostas pelo governo e a uma eficiente campanha de vacinação que já aplicou a primeira dose em quase 50% dos habitantes e a segunda em 8% da população. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA