Áustria compra 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V

Imunizante só será usado na população após a aprovação da EMA

Sputnik V será aplicada na Áustria após liberação da EMA
Sputnik V será aplicada na Áustria após liberação da EMA (foto: EPA)
14:16, 19 AbrMOSCOU ZGT

(ANSA) - A Áustria anunciou a compra de um milhão de doses da vacina russa anti-Covid Sputnik V, anunciou o chanceler Sebastian Kurz nesta segunda-feira (19). No entanto, o imunizante só será usado na população após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizar a aplicação.

"Nós esperamos pela aprovação rápida da EMA porque cada dose adicional de vacina vai nos ajudar a salvar vidas, garantir empregos e retornar para a vida normal o mais rápido possível", disse Kurz.

O processo de análise de documentação está em andamento na agência europeia, mas ainda não há previsão de quando a vacina será liberada. Atualmente, o país aplica os imunizantes da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da AstraZeneca/Universidade de Oxford.

Com a compra, a Áustria se torna o segundo país da UE a adquirir a vacina produzida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia. Porém, a Hungria não aguardou o parecer dos europeus, apenas de sua agência nacional, e já aplica há meses as doses.

A Sputnik V não está no portfólio das vacinas que a União Europeia irá comprar como bloco e, por isso, seus países-membros estão livres para adquirir as doses. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA