ONU realiza encontro mundial para debater paridade de gênero

Direitos das mulheres estarão em foco entre 30/6 e 2/7 em Paris

Diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, chega para encontro em Paris
Diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, chega para encontro em Paris (foto: EPA)
11:40, 30 JunPARIS ZGT

(ANSA) - Começou nesta quarta-feira (30) o Fórum Geração Igualdade, na cidade de Paris, que tem como foco, sob o comando das Nações Unidas, discutir a paridade de gênero e os direitos das mulheres no mundo.

O encontro segue até o dia 2 de julho e reunirá governantes, especialistas e ativistas para, segundo a ONU Mulheres, "catalisar mudanças, fomentar investimentos e ações para a igualdade de gênero e fortalecer os movimentos internacionais pelos direitos das mulheres".

O evento é copresidido pelos governos da França e do México e terá discursos de diversos chefes de Estado, como dos presidentes das duas nações organizadoras, Emmanuel Macron e Andrés Manuel Lopez Obrador, além da chanceler alemã, Angela Merkel, do premiê canadense, Justin Trudeau, e do mandatário sul-africano, Cyril Ramaphosa.

A Itália enviou como sua representa a ministra para a Igualdade de Oportunidades e Família, Elena Bonetti.

Macron afirmou, em uma postagem no Twitter, que "a luta pela igualdade entre mulheres e homens não foi vencida ainda" e que "precisamos ser a geração da igualdade com todas as nossas forças".

O encontro vem sendo considerado o mais importante sobre o tema desde a conferência de Pequim, na China, ocorrida em 1995. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA