Talibã captura mais uma capital de província no Afeganistão

Grupo extremista avança sobre território após saída dos EUA

Talibã vem ampliando domínio no território afegão desde o início de julho
Talibã vem ampliando domínio no território afegão desde o início de julho (foto: EPA)
13:35, 07 AgoROMA ZGT

(ANSA) - O grupo extremista Talibã conquistou mais uma grande cidade no Afeganistão neste sábado (7), informam as autoridades locais.

Trata-se de Zaranj, capital da província de Nimruz, a segunda capital conquistada em um mês depois de Qala-i-Naw, em Badghis.

Com isso, os fundamentalistas continuam a mostrar sua força após o anúncio da saída dos Estados Unidos do território afegão e da retirada das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Atualmente, o Talibã controla diversas cidades menores que fazem fronteira com o Paquistão e avança para todas as áreas fronteiriças.

No início do mês, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, disse que a saída "abrupta" dos norte-americanos piorou a situação do país, mas que em até seis meses, o governo conseguirá estabilizar a situação - o que foi ironizado por líderes do grupo terrorista.

Os EUA anunciaram a saída do Afeganistão no início de 2020 após o então presidente, Donald Trump, firmar um acordo com os extremistas. No entanto, seu sucessor, Joe Biden, foi hesitante em manter o pacto no início, mas depois disse que retiraria todos os militares até o fim de agosto. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA