Aeroporto de Cabul é reaberto após caos durante evacuação

Mais cedo, afegãos tentaram fugir nos trens de pouso dos aviões

Operação de evacuação no aeroporto de Cabul (foto: EPA)
19:07, 16 AgoWASHINGTON ZCC

(ANSA) - O aeroporto de Cabul, no Afeganistão, foi reaberto na noite desta segunda-feira (16) após ser fechado por algumas horas devido aos problemas de segurança que ameaçavam as operações de evacuação.

O anúncio foi feito pelo especialista em logística do Estado-Maior dos Estados Unidos, major general Hank Taylor, que explicou que um C-17 com fuzileiros navais a bordo pousou no aeroporto afegão, enquanto a chegada de um segundo avião com uma unidade do Exército é esperada, a fim de garantir a segurança do local.

O avanço do grupo extremista Talibã em Cabul provocou cenas de desespero mais cedo no aeroporto da capital afegã. Alguns cidadãos se agarraram nos trens de pouso dos aviões militares norte-americanos para tentar fugir do país. O caos fez o Departamento de Estado dos EUA pedir para os cidadãos americanos permanecerem em abrigos e não irem ao aeroporto de Cabul.

O Pentágono afirmou que a previsão é de que, até o final do dia, cerca de 3 mil soldados americanos chegarão no solo afegão para ajudar na operação de evacuação. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA