(ANSA) - Um avião militar afegão caiu no domingo (15) no território do Uzbequistão, próximo à fronteira dos dois países, informou o governo de Toshkent nesta segunda-feira (16).
"Um avião militar atravessou ilegalmente a fronteira com o Uzbequistão. Está em andamento uma investigação", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Bakhrom Zulfikarov.
Pouco antes da confirmação oficial, a imprensa já havia noticiado a queda e relatado que o piloto conseguiu ejetar e sobreviver à queda. Outras reportagens apontavam que haviam duas pessoas no avião e que ambos foram atendidos em um hospital de Surkhondaryo. Não se sabe se a aeronave teve algum problema ou se foi abatida pelos militares uzbeques.
Durante todo o domingo, mais de 80 soldados afegãos foram presos ao tentar entrar ilegalmente por via terrestre no Uzbequistão.
As fugas ocorrem no momento em que o grupo terrorista Talibã retomou o poder no país, com notícias de que os membros das forças oficiais estão sendo assassinados em frente às suas casas. (ANSA).
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA