Vice-líder do Talibã volta ao Afeganistão

Abdul Ghani Baradar chefiava gabinete político em Doha

Abdul Ghani Baradar (direita) fundou o Talibã com o mulá Mohammed Omar em 1994
Abdul Ghani Baradar (direita) fundou o Talibã com o mulá Mohammed Omar em 1994 (foto: EPA)
14:30, 17 AgoISLAMABAD ZLR

(ANSA) - O vice-líder e cofundador do Talibã, Abdul Ghani Baradar, retornou para o Afeganistão nesta terça-feira (17), dois dias depois da tomada da capital Cabul pelo grupo fundamentalista islâmico.

Baradar chefiava o escritório político do Talibã em Doha, no Catar, e desembarcou com uma delegação de alto escalão em Kandahar, capital do regime fundamentalista até a invasão americana de 2001. Segundo o grupo, o cofundador chegou em seu "amado país" durante a tarde.

Cotado como próximo presidente do Afeganistão, Baradar fundou o Talibã com o mulá Mohammed Omar em 1994 e virou um dos principais expoentes do movimento extremista.

Após ter retomado o comando do país, o Talibã agora trabalha na formação de um governo e vem tentando vender uma imagem de "moderado" para facilitar seu reconhecimento pela comunidade internacional.

"Queremos assegurar que o Afeganistão não seja mais um campo de batalha. Perdoamos todos aqueles que lutaram contra nós, as animosidades acabaram. Não queremos inimigos externos nem internos", disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em coletiva de imprensa em Cabul. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA