(ANSA) - Tropas dos Estados Unidos dispararam alguns tiros para o alto nesta quarta-feira (18) para tentar controlar a multidão no aeroporto de Cabul, no Afeganistão.
"Alguns tiros foram disparados, principalmente na área de embarque, e pelo menos alguns desses tiros foram disparados por militares americanos, como medida de controle da multidão, como advertência não letal", explicou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, relatando que não há indícios de mortos ou feridos.
Os arredores do aeroporto de Cabul voltaram a ser palco de tumultos novamente, após centenas de afegãos se dirigirem ao local para tentar fugir do Afeganistão, depois que o grupo fundamentalista islâmico Talibã assumiu o controle do país.
Segundo o Departamento de Estado americano, o Talibã não cumpriu com a promessa de garantir o acesso seguro para os diplomatas e cidadãos ao aeroporto de Cabul, onde acontece a evacuação do país.
Apesar disso, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, assegurou que "nenhuma ação hostil do Talibã" foi registrada até agora e a linha de comunicação com o grupo "permanece aberta".
Até o momento, cerca de 2 mil pessoas, incluindo 325 cidadãos norte-americanos, foram evacuados do Afeganistão em 18 voos nas últimas 24 horas. De acordo com Kirby, os militares dos EUA ainda estão trabalhando para alcançar um máximo de 5 mil a 9 mil pessoas a serem retiradas do país asiático por dia. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA