Americanos disparam para conter multidão em aeroporto de Cabul

Países estão evacuando seus cidadãos do Afeganistão

Países estão evacuando seus cidadãos do Afeganistão
Países estão evacuando seus cidadãos do Afeganistão (foto: EPA)
18:11, 18 AgoWASHINGTON ZCC

(ANSA) - Tropas dos Estados Unidos dispararam alguns tiros para o alto nesta quarta-feira (18) para tentar controlar a multidão no aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

"Alguns tiros foram disparados, principalmente na área de embarque, e pelo menos alguns desses tiros foram disparados por militares americanos, como medida de controle da multidão, como advertência não letal", explicou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, relatando que não há indícios de mortos ou feridos.

Os arredores do aeroporto de Cabul voltaram a ser palco de tumultos novamente, após centenas de afegãos se dirigirem ao local para tentar fugir do Afeganistão, depois que o grupo fundamentalista islâmico Talibã assumiu o controle do país.

Segundo o Departamento de Estado americano, o Talibã não cumpriu com a promessa de garantir o acesso seguro para os diplomatas e cidadãos ao aeroporto de Cabul, onde acontece a evacuação do país.

Apesar disso, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, assegurou que "nenhuma ação hostil do Talibã" foi registrada até agora e a linha de comunicação com o grupo "permanece aberta".

Até o momento, cerca de 2 mil pessoas, incluindo 325 cidadãos norte-americanos, foram evacuados do Afeganistão em 18 voos nas últimas 24 horas. De acordo com Kirby, os militares dos EUA ainda estão trabalhando para alcançar um máximo de 5 mil a 9 mil pessoas a serem retiradas do país asiático por dia. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA