Polônia inicia construção de muro na fronteira com Belarus

Obra começa quando Corte Europeia ordenou cuidado com afegãos

Crise entre Polônia e Belarus se arrasta há semanas
Crise entre Polônia e Belarus se arrasta há semanas (foto: EPA)
18:58, 25 AgoBRUXELAS ZGT

(ANSA) - A Polônia começou a construir um muro contra migrantes na fronteira com Belarus, informou o ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, nesta quarta-feira (25).

Segundo o político, a obra terá cerca de 2,5 metros de altura e terá características semelhantes àquela feita pela Hungria na fronteira com a Sérvia em 2015.

O anúncio ocorre no mesmo dia que a Corte Europeia de Direitos Humanos interveio para determinar que o governo polonês cuidasse de 32 cidadãos do Afeganistão que chegaram à fronteira com Belarus.

A medida também vale para 41 iraquianos que estão bloqueados entre Belarus e Lituânia.

Os juízes de Estrasburgo decidiram impor "medidas urgentes" contra Varsóvia e Vilnius até o dia 15 de setembro, em particular, a entrega de água, comida, medicamentos e roupas para os dois grupos. No entanto, a Corte não obrigou o acolhimento dessas pessoas enquanto os pedidos de análise de vistos ainda estão sendo checados.

A crise entre Polônia e Belarus se estende há semanas, com o bloqueio de migrantes estrangeiros e a troca de acusações sobre quem deveria cuidar das pessoas.

Os poloneses fazem parte do grupo chamado Visègrad que, ao lado de Hungria, República Tcheca e Eslováquia, se opõem com veemência à redistribuição de migrantes que chegam à União Europeia. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA