Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias
Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias (foto: Ansa)
15:26, 19 SetROMA ZCC

(ANSA) - O vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), às 15h12 (Horário local), e causou uma enorme coluna de fumaça na região.

A erupção foi precedida por um pequeno terremoto, que foi sentido principalmente na área de Las Manchas, em El Paso. Até o momento, não há alerta de tsunami.

A atividade sísmica causada pela vulcânica começou há uma semana e deixou vários municípios das Ilhas Canárias em alerta.

Desde o início do fenômeno, o Instituto Geográfico Nacional registrou mais de 6, 6 mil pequenos terremotos na área de Cumbre Vieja, ao sul de La Palma. Nos últimos dias, as autoridades declararam o nível de alerta "amarelo" (o segundo de quatro) para os municípios de Fuencaliente, Los Llanos de Aridane, El Paso e Mazo, onde residem cerca de 35 mil habitantes.

No momento, apenas 40 pessoas que vivem nas aldeias vizinhas estão com mobilidade reduzida, e os animais das fazendas ao redor foram evacuados.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de provocar um tsunami com risco de atingir a costa brasileira. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA