Agentes usam chicotes contra migrantes na fronteira com México

Casa Branca definiu imagens como 'horríveis' e 'inaceitáveis'

Agentes usam chicotes contra migrantes na fronteira
Agentes usam chicotes contra migrantes na fronteira (foto: Ansa/AFP)
09:09, 21 SetWASHINGTON ZGT

(ANSA) - Fotos divulgadas pela mídia dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20) mostram agentes de fronteira usando chicotes contra migrantes que tentam entrar ilegalmente no país. Os policiais estão em cavalos e agridem as pessoas perto da cidade de Del Rio, no Texas.

Essa região texana vem recebendo um grande fluxo de migrantes, sendo a imensa maioria proveniente do Haiti. Estima-se que entre 10 mil e 13 mil haitianos estejam na área, mas o governo dos EUA já começou a fazer voos de deportação para a ilha na América Central.

Em coletiva de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que as fotos são "horríveis".

"Eu vi algumas das imagens, não tenho o contexto completo, mas não consigo imaginar qual o contexto que seria aceitável ou apropriado para isso. Acho que qualquer um que tenha visto as imagens não considere aquilo como aceitável ou apropriado", ressaltou a representante.

Milhares de latino-americanos têm se dirigido para as fronteiras dos EUA para tentar uma vida melhor no país desde que Joe Biden assumiu o poder, em janeiro, acreditando que o democrata seria mais flexível nas regras migratórias.

Mas, o cenário não é esse e a linha dura continua a ser mantida - mesmo que a obra de construção do muro de Donald Trump tenha sido suspensa ou que a política de prisão na fronteira tenha sido flexibilizada. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA