Holanda transfere pacientes com Covid para Alemanha por crise em hospitais

País enfrenta aumento no número de casos da doença

Holanda transfere pacientes com Covid para Alemanha por crise em hospitais
Holanda transfere pacientes com Covid para Alemanha por crise em hospitais (foto: ANSA)
16:04, 23 NovBRUXELAS ZCC

(ANSA) - A Holanda começou a transportar alguns pacientes afetados pela Covid-19 pela fronteira para a Alemanha nesta terça-feira (23) para aliviar a pressão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de seus hospitais, que estão sobrecarregados em decorrência do aumento no número de novos casos de coronavírus.

A informação foi divulgada pela agência de notícias holandesa Nos, que revelou que um paciente foi transferido de ambulância de Roterdã a um hospital de Bochum, cerca de 240 quilômetros ao leste, nesta manhã, enquanto outro seguirá ainda hoje.

"Ao realocar os pacientes, pretendemos criar espaço para que a capacidade da terapia intensiva permaneça disponível para os pacientes da Covid-19 e para os cuidados regulares", explicou a porta-voz do Centro de Coordenação Nacional para Distribuição de Pacientes, Monique Jacobs.

A medida foi tomada no momento em que o número de pacientes com Covid-19 em hospitais holandeses atingiu sua maior taxa desde maio e deve aumentar ainda mais tendo em vista que a curva epidemiológica de infecções cresce para níveis recordes.

De acordo com os dados das autoridades sanitárias, até a última segunda-feira (22), pelo menos 470 de um total de 1.050 leitos de UTIs na Holanda estavam ocupados por pacientes diagnosticados com o coronavírus Sars-CoV-2. Muitos centros médicos, inclusive, reduziram outros procedimentos, como tratamentos de câncer, para garantir vagas.

Nos últimos dias, a Holanda precisou restabelecer também um lockdown parcial por três semanas iniciais em um esforço para retardar a nova onda de infecções de Covid-19. A medida, porém, provocou uma série de protestos violentos pelo país, deixando diversos feridos e dezenas de pessoas detidas. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA