Ucrânia anuncia que região de Kiev 'foi libertada'

Ucrânia anuncia que região de Kiev 'foi libertada'
Ucrânia anuncia que região de Kiev 'foi libertada' (foto: ANSA)
16:26, 02 AbrROMA ZCC

(ANSA) - O governo ucraniano informou neste sábado (2) que recuperou o controle de toda a região de Kiev, após a retirada das forças russas das principais cidades do território.

Segundo a vice-ministra da defesa da Ucrânia, Ganna Maliar, "Irpin, Gostomel e toda a região de Kiev foram libertadas pelos invasores". As cidades foram devastadas pelos combates que ocorreram após o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Hoje cedo, o conselheiro do governo de Volodymyr Zelensky, Oleksiy Arestovych, disse que "fortes confrontos" foram registrados nas áreas sul e leste de Kiev.

Ao todo, as tropas ucranianas retomaram o controle de cerca de 30 cidades e vilarejos nos arredores de Kiev que haviam sido tomados pela Rússia.

A Rússia classificou a retirada das tropas dos arredores de Kiev como um gesto de boa fé durante as negociações de paz.

"No norte do nosso país, os invasores estão indo embora. É lento, mas notável. Em alguns lugares, eles estão sendo expulsos com conflitos. Em outros, estão abandonando as suas posições sozinhos", afirmou Zelensky, em um discurso por vídeo publicado hoje.

De acordo com o líder ucraniano, os russos "estão deixando minas em todo esse território. Em casas, equipamentos, mesmo em corpos de pessoas mortas". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA