Erdogan diz a Zelensky que está disposto a mediar negociações

Erdogan e Zelensky conversaram por telefone
Erdogan e Zelensky conversaram por telefone (foto: ANSA)
08:40, 25 AbrROMA ZCC

(ANSA) - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversou neste domingo (24) com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e reiterou sua disposição de apoiar o processo de negociação com a Rússia, inclusive com um papel de mediador.

Na ligação telefônica relatada pelo gabinete do presidente turco, citada pela agência Tass, os dois líderes falaram sobre "o processo de negociação, coordenação com a Turquia e outros países sobre garantias de segurança" para a Ucrânia.

Além disso, Erdogan e Zelensky debateram a necessidade de evacuação imediata de civis da cidade portuária e dos soldados e cidadãos que estão na siderúrgica Azovstal.

"Tive uma importante conversa telefônica com Erdogan. Na véspera de sua reunião com Putin, sublinhei a necessidade da evacuação imediata de civis de Mariupol, incluindo a siderúrgica Azovstal, mesmo para tropas bloqueadas", escreveu Zelensky no Twitter.

Segundo o líder ucraniano, Erdogan também levantou questões relacionadas às capacidades de defesa da Ucrânia e à segurança alimentar global, que está ameaçada devido ao bloqueio da navegação no Mar Negro.

EUA -

Ontem, Zelensky informou que os secretários de Estado americano, Antony Blinken, e da Defesa, Lloyd Austin, viajarão a Kiev neste domingo (24).

"Amanhã, virão nos visitar autoridades americanos: me reunirei com o ministro da Defesa (Lloyd Austin) e com Antony Blinken", disse o presidente da Ucrânia em coletiva de imprensa em uma estação de metrô de Kiev.

Zelensky também reforçou que espera que seu homólogo americano, Joe Biden, vá a Kiev para "apoiar o povo ucraniano".

Esta será a primeira visita oficial de membros do governo americano desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu o território ucraniano. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA