Putin é 'principal criminoso de guerra do século', diz procuradora de Kiev

Veneditkova lembrou dos crimes cometidos na Chechênia e Geórgia

Casa da Cultura de Irpin está completamente destruída
Casa da Cultura de Irpin está completamente destruída (foto: ANSA)
12:56, 03 MaiIRPIN ZGT

(ANSA) - A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, afirmou nesta terça-feira (3) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é o "principal criminoso de guerra do século 21" e que ele será processado por Kiev pelo conflito no país.

"Putin deve ser absolutamente processado porque é o principal criminoso de guerra do século 21. Lembrem-se da Chechênia, da Geórgia e agora da Ucrânia. É ele o responsável, como comandante em chefe, dos crimes de guerra cometidos em todas essas áreas", disse aos jornalistas em frente à Casa de Cultura de Irpin, totalmente destruída por um bombardeio.

Durante a coletiva, Venediktova também falou sobre os corpos de civis encontrados desde que a cidade foi retomada pelos ucranianos. Irpin, assim como Borodyanka e Bucha, ficou sob controle russo por cerca de 30 dias e, quando foi recuperada, os horrores foram revelados ao mundo.

De acordo com a procuradora-geral, foram encontrados 290 corpos de civis em Irpin, sendo que "55 eram apenas de restos humanos".

"Do total, 40 foram mortos por um disparo de arma de fogo, 35 por estilhaços e cinco de fome. Os outros 210 têm feridas que ainda estão sendo analisadas para determinar a causa da morte", acrescentou.

Ainda conforme Venediktova, 161 são homens, 73 são mulheres e uma criança foram identificados. "Outros 105 corpos ainda não foram identificados", pontuou.

Irpin ainda teve 70% de seus prédios danificados, sendo que 885 foram completamente destruídos.

Na segunda-feira (3), autoridades militares da região de Kiev informaram que 1.202 corpos já foram retirados das ruas, de valas comuns e de escombros das três cidades. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA