(ANSA) - O Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (Centcom) informou nesta terça-feira (4) que um terrorista do Estado Islâmico que planejou ataques na Europa nos últimos anos foi morto em um ataque aéreo feito pelos norte-americanos na Síria.
Segundo a Centcom, o líder se chamava Khaled Aydd Ahmad al-Jabouri e era "responsável pelo planejamento dos ataques do EI na Europa". Ainda conforme a ntoa, sua morte privará "temporariamente" a capacidade do grupo terrorista de "organizar novos ataques no exterior".
A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos, principal entidade a fornecer informações sobre as áreas de conflito no país, confirmou a morte do diretor do grupo, que ocorreu na área noroeste do território. Ele teria origens iraquianas e há anos vivia na região síria de Dayr az Zor.
"Ele tinha chegado na área de Idlib há 10 dias. Era monitorado pelos Estados Unidos e foi morto quando saiu de sua casa para um passeio e estava falando no telefone", disse o diretor da ONG, Rami Abderrahman, à emissora de TV "Al Arabiya".
Desde 2019, a maior parte dos expoentes do Estado Islâmico foram mortos em ataques aéreos dos EUA sempre na região de Idlib. A área está sob forte influência da Turquia e fica longe dos pontos ainda dominados pelo EI na Síria.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA