(ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, abriu o ano acadêmico de uma universidade em Ferrara nesta terça-feira (4), e pediu que as instituições façam "reflexões" sobre as guerras de agressão, especialmente, a que ocorre na Ucrânia.
"Em todo o mundo, as universidades são chamadas a elaborar reflexões adequadas às condições que temos, às mutações que existem, aos novos cenários. Cenários que fazem entender como estão fora do tempo e da história comportamentos de potências do século passado, que conduzem uma guerra de agressão, de anexação de territórios ou de competições ferozes em aspectos marginais", disse aos estudantes e professores da instituição que completa 632 anos em 2023.
Segundo Mattarella, "são esses os aspectos relevantes que marcarão o mundo do futuro" e, por isso, as instituições de ensino devem "convidar o mundo a refletir".
"E também devem ser vanguarda nessas reflexões, terem esse papel: refletir para aprofundar cenários e indicar caminhos que devem ser enfrentados. Esse é o mundo que os jovens terão pela frente e esse é o mundo que as universidades devem ajudá-los a interpretar e governar", acresentou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA