Papa e Shinzo Abe se encontram no Vaticano

Encontro entre os dois líderes durou 20 minutos

Papa teve encontro de 20 minutos com Shinzo Abe
Papa teve encontro de 20 minutos com Shinzo Abe (foto: EPA)
19:57, 06 JunCIDADE DO VATICANO ZGT

(ANSA) - O papa Francisco recebeu hoje (06) o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e os dois ressaltaram a boa relação entre a Santa Sé e o Japão. No encontro, que durou 20 minutos, os líderes debateram assuntos relacionados à paz e ao desarmamento nuclear.

"Foram ressaltadas a intensa colaboração entre a Igreja e o Estado em âmbito educacional, social e sanitário. E também debatidos temas sobre as iniciativas para a promoção da paz e a estabilidade no continente asiático, o empenho japonês na cooperação pelo desenvolvimento - sobretudo na África - , a atenção para o meio-ambiente e o desarmamento nuclear", informou em nota o Vaticano.

 

Abe manifestou uma "grande honra de estar com o Papa" e agradeceu à Francisco pela mensagem enviada às vítimas do tsunami que atingiu o Japão em 2011. O primeiro-ministro também presenteou o Pontífice com duas pinturas da visita do samurai japonês Hasekura ao Vaticano, há 400 anos: um quadro com a pintura do samurai e outro retratando o encontro dele com o papa Paulo V. Ele também entregou um espelho que tem cerca de 250 anos - quando a religião cristã era proibida no Japão: ao ser colocado na luz solar, ele mostra a imagem da cruz e do rosto de Jesus. Ao receber os presentes, Francisco fez questão de olhá-las mais de perto e colocou o espelho na janela da sala da biblioteca, para que refletisse as imagens.

 

Bergoglio deu de presente para Abe um medalhão que descreve o projeto original de São Pedro. http://www.papafrancesconewsapp.com/por/ (ANSA)

 

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA