Farc agradecem mensagem de paz enviada pelo Papa

Grupo disse que negociações na Colômbia estão próximas do fim

Farc agradece mensagem de paz enviada pelo Papa
Farc agradece mensagem de paz enviada pelo Papa (foto: ANSA)
16:12, 22 SetBOGOTÁ ZBF

(ANSA) - O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) demonstrou receptividade ao apelo lançado no fim de semana pelo papa Francisco a favor de um acordo de paz com as autoridades do país. Em um comunicado, a organização enviou "saudações" em nome dos "milhares de guerrilheiros e guerrilheiras" ao Papa, o qual foi definido como "irmão dos pobres e missionário da paz".
    Na mesma nota, as Farc destacaram que a "reconciliação" da Colômbia não está distante e que o país "não pode permitir uma nova falência" das negociações. Desde 2012, as autoridades colombianas negociam em Cuba um processo de paz com representantes das Farc, que por décadas realizaram sequestros e ataques contra as forças militares. Os guerrilheiros também pediram para o líder da Igreja Católica "continue difundindo a paz na Colômbia e contribua para levar o conflito ao fim, até que todos os atores reconheçam suas responsabilidades". No ano passado, Francisco ajudou a mediação entre Cuba e Estados Unidos, a qual levou à retomada das relações bilaterais.
    Recentemente, autoridades colombianas admitiram a possibilidade do Papa participar das negociações com as Farc também.
    Durante sua viagem a Cuba no fim de semana, o líder da Igreja Católica fez um apelo à paz na Colômbia. "Neste momento, sinto-me no dever de levar meu pensamento à amada terra da Colômbia, consciente da importância crucial do momento atual", disse Jorge Mario Bergoglio logo após celebrar uma missa em Havana. (ANSA) http://www.papafrancesconewsapp.com/por

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA