Vaticano divulga programação da viagem do Papa para a Ásia

Francisco visitará Japão e Tailândia em novembro

Vaticano divulga programação da viagem do Papa para a Ásia
Vaticano divulga programação da viagem do Papa para a Ásia (foto: ANSA)
15:06, 02 OutCIDADE DO VATICANO ZRS

(ANSA) - A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou nesta quarta-feira (2) a programação da viagem do papa Francisco para a Tailândia e o Japão, que será realizada entre os dias 19 e 26 de novembro.

O líder da Igreja Católica partirá para Bangcoc, na Tailândia, do aeroperto de Fiumicino, em Roma, às 19h (horário local) do dia 19 de novembro. A chegada do Pontíficie está prevista para 12h30 locais do dia seguinte.

Os primeiros compromissos da viagem de Francisco serão no dia 21, na capital tailandesa. Até o momento, estão agendadas uma cerimônia de boas-vindas no pátio da Casa do governo, bem como reuniões com o primeiro-ministo do país, Prayuth Chan-ocha, a sociedade civil, o corpo diplomático e outras autoridades.

No mesmo dia, o Papa ainda se encontrará com o patriarca dos budistas e visitará funcionários e doentes do Hospital São Luís.

Já na parte da tarde, Francisco terá uma reunião privada com o Rei Maha Vajiralongkorn "Rama X" no Palácio Real e comandará uma missa no Estádio Nacional.

No dia 22 de novembro, ainda em Bangcoc, o Papa se encontrará com padres, religiosos, seminaristas e catequistas na paróquia de São Pedro. Após isso, Jorge Mario Bergoglio visitará bispos da Tailândia e de outras nações asiáticas no santuário do Beato Nicolau Boonkerd Kitbamrung.

O Papa fechará sua visita em uma reunião com líderes cristãos e de outras religiões na Universidade de Chulalongkorn, seguida por uma missa com jovens na Catedral da Assunção.

No sábado, 23 de novembro, Francisco deixará a Tailândia para viajar ao Japão. Sua partida ocorrerá após a cerimônia de despedida no Terminal Aéreo Militar 2, em Bangcoc.

Em solo japonês, o primeiro compromisso de Francisco será uma reunião com os bispos, que ocorrerá logo em seguida da cerimônia de boas-vindas. No dia seguinte, o Papa visitará Nagasaki e Hiroshima, onde o religioso irá divulgar uma mensagem sobre armas nucleares no parque do hipocentro da bomba atômica.

Além disso, o argentino homenageará os santos mártires em locais considerados símbolos da cidade. Em Nagasaki, está prevista para acontecer a celebração de uma missa. Já em Hiroshima, o Papa comandará o encontro pela paz.

No dia 25, o penúltimo da viagem, o Papa estará novamente em Tóquio. Para a ocasião, estão marcadas uma reunião com as vítimas do triplo desastre de Fukushima (terremoto, tsunami e vazamento nuclear), uma visita privada ao imperador Naruhito no Palácio Imperial e um encontro com jovens na Catedral de Santa Maria. Após isso, Francisco dedicará a tarde para encontrar autoridades japonesas, como o primeiro-ministro Shinzo Abe e o corpo diplomático.

A viagem do Papa ao continente asiático terminará no dia seguinte, após uma missa com os jesuítas na capela da Universidade Sophia e uma visita ao campus. O Pontíficie deixará a instituição e seguirá direto para o aeroporto de Tóquio para a cerimônia de despedida.

O Papa partirá para Roma as 11h35 locais e sua chegada está prevista para as 17h45.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA