Papa cria fundação para promover figura de João Paulo I

Albino Luciani teve um dos pontificados mais curtos na história

Albino Luciani comandou a Igreja Católica por apenas 33 dias
Albino Luciani comandou a Igreja Católica por apenas 33 dias (foto: Ansa)
18:26, 28 AbrCIDADE DO VATICANO ZLR

(ANSA) - O papa Francisco instituiu uma nova fundação no Vaticano com o nome de João Paulo I (1912-1978), que terá como objetivo disseminar o "conhecimento do pensamento, das obras e do exemplo" de Albino Luciani.

Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (28) pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a criação da Fundação João Paulo I foi decidida em 10 de fevereiro, durante uma audiência com o Papa. O próprio Parolin presidirá a entidade.

Além de promover os escritos de Luciani, a fundação poderá realizar congressos, seminários e encontros e instituir bolsas de estudo. "João Paulo I permanece um ponto de referência na história da Igreja, cuja importância é inversamente proporcional à duração de seu brevíssimo pontificado", disse Parolin em um artigo no jornal vaticano L'Osservatore Romano.

Proveniente de família humilde, Luciani comandou a Igreja Católica por apenas 33 dias, entre 26 de agosto e 28 de setembro de 1978, em um dos pontificados mais curtos na história. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en