Papa Francisco nomeia novos bispos para Paraná e Rio

Pontífice também aceitou uma renúncia no território brasileiro

Papa Francisco durante missa na Capela da Casa Santa Marta
Papa Francisco durante missa na Capela da Casa Santa Marta (foto: ANSA)
18:25, 06 MaiCIDADE DO VATICANO ZCC

(ANSA) - O papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (6) uma renúncia e fez duas novas nomeações para o Brasil, no Paraná e no Rio de Janeiro.

No Paraná, o Pontífice aceitou a renúncia apresentada por dom Antônio Wagner da Silva, da diocese de Guarapuava, e transferiu para lá dom Amilton Manoel da Silva, nomeando-o como novo bispo.

Nascido em 2 de março de 1963, na cidade de Osvaldo Cruz, na diocese de Marília (SP), o religioso é formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (1992-1995), e em Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo, o Itesp (1997-2000). Ele já foi assessor regional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), vigário paroquial nas cidades de Colombo e Ponta Grossa, além de pároco da Paróquia São Paulo da Cruz, em São Paulo.

Já no Rio de Janeiro, o argentino nomeou dom Luiz Antônio Lopes Ricci como novo bispo da diocese de Nova Friburgo, que atualmente é administrada pelo dom Paulo Antônio de Conto desde janeiro deste ano.

Dom Ricci, que tomará posse no dia 4 de julho, nasceu em 16 de maio de 1966, em Bauru, São Paulo.

O religioso tem um vasto currículo: Filosofia, no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus; Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos; especialização em Bioética; doutorado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma, na Itália; além de pós-PhD em Bioética no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.  (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA