Papa Francisco expressa tristeza por morte de príncipe Philip

Pontífice enviou telegrama para a rainha Elizabeth II

Príncipe Philip morreu nesta sexta-feira (9) (foto: EPA)
14:12, 10 AbrVATICANO ZCC

(ANSA) - O papa Francisco expressou tristeza neste sábado (10) pela morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, e lembrou de sua "devoção ao seu casamento e família".

Em telegrama enviado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, à monarca, o Pontífice "invocou as bênçãos do Senhor da consolação e da paz".

"O papa Francisco oferece condolências a Sua Majestade e aos membros da Família Real, recordando a devoção do Príncipe Philip ao seu casamento e família, distinguindo o serviço público e compromisso com as gerações futuras", diz o texto divulgado pela Santa Sé.

O duque de Edimburgo faleceu na manhã de sexta-feira (9), mas a causa da morte não foi revelada. Nos últimos meses, porém, sua saúde estava bem debilitada.

Seu falecimento ativa automaticamente o plano "Forth Bridge", com diversos protocolos para o funeral. Desta vez, no entanto, algumas cerimônias serão afetadas pela pandemia da Covid-19.

Hoje cedo, o marido da rainha Elizabeth II foi homenageado com salvas de tiro de canhão em diferentes localidades, como nas cidades de Londres, Edimburgo, Cardiff e Belfast, além de territórios ultramarinos. Ao todo, foram 41 tiros disparados a cada 1 minuto a partir do meio-dia (horário local).

Na página oficial da Família Real no Instagram, uma citação da monarca sobre o duque de Edimburgo de 1997 foi relembrada. "Ele tem sido simplesmente minha força e permanecido durante todos estes anos". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA