Papa Francisco cria Conferência Eclesial da Amazônia

Estruturação de órgão foi celebrada por representantes latinos

Papa Francisco instituiu conferência ligada à Celam
Papa Francisco instituiu conferência ligada à Celam (foto: ANSA)
12:44, 18 OutCIDADE DO VATICANO ZGT

(ANSA) - A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) anunciou no fim da noite deste domingo (17) que recebeu a notificação da criação da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), um dos legados do sínodo realizado na região em 2019.

"Com grande alegria e esperança, recebemos a grande notícia: o papa Francisco criou canonicamente a Ceama como pessoa pública jurídica eclesiástica. A decisão do Santo Padre nos enche de alegria em um momento que a igreja latino-americana e do Caribe acentua a sua opção pela sinodalidade, pelo colegiado, pela conversão integral, com voz profética, articulando e integrando redes, promovendo a descentralização e acolhendo o magistério do papa Francisco", destacou a Celam em nota oficial.

Para a entidade, esses "princípios estão guiando todo o processo de renovação e reestruturação da Celam, que agora inclui a Ceama em sua estrutura organizacional".

O presidente da Celam, Miguel Cabrejos Vidarte, e o secretário-geral da entidade, Jorge Eduardo Lozano, agradecem Mario Jorge Bergoglio "por sua orientação, proximidade e acompanhamento colocados em prática para os novos caminhos da Igreja e para uma ecologia integral na Amazônia". (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA