'Não temos a força dos jovens', diz Papa sobre cadeira de rodas

Francisco ainda sofre com dores no joelho direito

Papa Francisco de cadeira de rodas em audiência no Vaticano
Papa Francisco de cadeira de rodas em audiência no Vaticano (foto: ANSA)
08:47, 22 JunVATICANO ZLR

(ANSA) - O papa Francisco brincou nesta quarta-feira (22) sobre o fato de precisar usar uma cadeira de rodas para se locomover devido a fortes dores em seu joelho direito.

Durante sua audiência geral no Vaticano, o pontífice disse que a velhice traz "todas essas doenças", e é preciso "aceitá-las como elas são". "Não temos a força dos jovens", declarou.

Em seguida, Jorge Bergoglio citou uma passagem bíblica em que Jesus diz a Pedro que, quando ele fosse mais velho, não seria mais "o dono de si". "Eu que o diga, que devo andar por aí de cadeira de rodas", brincou Francisco.

Segundo o Papa, às vezes é preciso "aceitar como a velhice te reduz como protagonista". "Mas você terá um outro modo de se exprimir, de participar na família, na sociedade, no grupo de amigos", acrescentou.

O líder católico começou a usar cadeira de rodas no início de maio, devido às dores que atingem seu joelho direito por conta de uma lesão de ligamentos.

O incômodo já fez o Papa adiar uma viagem que faria à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul em julho e também provocou alterações nos protocolos de suas celebrações. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA