/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Vinitaly anuncia promoção unificada em 15 países para 2024

Dados de observatório confirmam necessidade de 'projeto país'

VERONA, 13 novembro 2023, 15:27

Redação ANSA

ANSACheck

A queda do setor foi menos severa este ano que o previsto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

(ANSA) - Um 'projeto país' para o vinho italiano é no que focará em 2024 Vinitaly, com um programa de promoção e incoming (roadshows e pré-estreias) em 15 países de três continentes, para delinear o mapeamento evolutivo dos mercados.

Isso foi discutido nesta segunda-feira (13) em Wine2wine, o evento de networking do Salão Internacional do Vinho, parte da programação de Veronafiere até esta terça (14).

Um verdadeiro chamado da marca de feiras às instituições e às empresas, mirando em uma estratégia de promoção compartilhada nas praças internacionais, com uma otimização dos recursos.

Um plano que foi abordado durante a sessão de abertura de Wine2wine, com o tema "Export Maps. A atividade de Vinitaly em favor da internacionalização do vinho italiano, com foco nos Estados Unidos, Ásia e Leste Europeu".

Este caminho, aliás, assenta no check-up do setor proporcionado pelo Observatório do Vinho Uiv-Vinitaly, que ainda evidencia um cenário global móvel.

Segundo o chefe do Observatório, Carlo Flamini, o panorama de 2023, se por um lado confirma as dificuldades do vinho italiano esperadas no final de 2022, por outro destaca a necessidade de fazer uma mudança de ritmo para conseguir que o setor siga lutando em uma temporada difícil.

De fato, segundo as estimativas Uiv, o ano fechará com uma queda de faturamento em relação a 2022 (de 2,9%).

Segundo o relatório, a diminuição dos custos operacionais, fruto da redução parcial das tensões na energia e nas matérias-primas, não foi suficiente para preservar os fundamentos de um setor que, como outros, sofre com a duplicação das taxas de juros, e um aumento da taxa de insolvência do setor HoReCa (hotéis+restaurantes+cafés).

Nessa frente, o Observatório Uiv-Vinitaly estima um fechamento de ano menos drástico do previsto 12 meses atrás em um cenário imaginado de recessão global; a queda dos volumes vendidos ficará pouco abaixo de 3%, graças à manutenção da demanda na Europa Ocidental (1%) e em parte minoritária à alta do leste europeu (20%).

Todas as outras macrorregiões estão em contração, começando pela América do Norte (14%), Japão e Coreia (23%), Extremo Oriente (20%) e América do Sul (20%).

Em suma, o mercado interno cederá 3,7 pontos, enquanto as exportações cairão 2,4%. Para o presidente de Veronafiere, Federico Bricolo, "o andamento do mercado em 2023 apresentado hoje confirma as dificuldades anunciadas um ano atrás pelo nosso Observatório e valida o percurso impresso pela governança à manifestação desde a edição de abril passado: ou seja, um Vinitaly cada vez mais orientado aos negócios em Verona e, ao mesmo tempo, ao centro de um hub capaz de agregar realmente a promoção de vinho italiano no exterior".

Quando ao novo programa de promoção 2024, segundo o CEO de Veronafiere, Maurizio Danese, isso contempla "investimentos importantes finalizados para consolidar ainda mais o papel da manifestação": "Um reforço tanto em Verona, cruzamento de atividades internacionais, quanto no exterior, onde, além das feiras na China e no Brasil, previmos o nasicmento de Vinitaly USA 2024 em Chicago e uma nova manifestação B2B no Japão".
   
   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Veja também

Ou use